Sistema OCB/SESCOOP – RO participa da fundação da primeira Sociedade Garantidora de Crédito da Região Noroeste do país A SGC Rondon Garante atuará como garantidora para que instituições financeiras aprovem financiamentos em condições mais adequadas e vantajosas às micro e pequenas empresas

Cooperação

14/04/21

O sistema OCB/SESCOOP – RO sempre esteve incentivando ações que visam o crescimento e o desenvolvimento do Estado. E em especial durante a pandemia de Covid-19 a instituição coopera cada vez mais na busca por soluções que contribuam com a economia rondoniense.

Diante disso, o presidente do Sistema, Salatiel Rodrigues, se fez presente em um marco histórico que aconteceu no último dia 26 de fevereiro: a fundação da primeira Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) da Região Noroeste do país.

A SGC Rondon Garante nasce em um momento crucial em que muitas empresas estão precisando de incentivo. A ideia é que ela atue como fundo garantidor para que instituições financeiras aprovem financiamentos em condições mais adequadas e vantajosas às micro e pequenas empresas.

Para Salatiel, a Rondon Garante é mais uma ferramenta que chega ao estado de Rondônia para tender aqueles que realmente necessitam. “Sempre procuramos apoiar causas assim e tenho certeza que esse incentivo será muito bem-vindo para que os pequenos negócios possam crescer cada vez mais e alavancar a economia local. Juntos podemos seguir mais longe e mais fortes”, disse o líder cooperativista.

A OCB/RO também teve participação fundamental na criação da SGC, pois foi a instituição quem indiciou o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita para compor o conselho da Sociedade. O evento de criação da SGC aconteceu on-line e foi conduzido por Oberdan.

“Geralmente as micro e pequenas empresas têm dificuldade em acessar recursos para o desenvolvimento de suas atividades por não terem garantias. Sabemos que é justamente esse público que faz diferença na geração de empregos, e a SGC é o instrumento para que esse público consiga ter uma carta de garantia e possa ir até as instituições financeiras e assim acessar um crédito bem estruturado”, disse o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip.

A SGC tem apoio de líderes cooperativistas como Ivan Capra e Vilmar Saúgo, ambos Diretores  do Sicoob Norte e Sicoob Credisul, além das cooperativas Sicoob Ourocredi, Sicoob Amazônia e Sicoob Centro e também do Sebrae em Rondônia. 

Salatiel Rodrigues, que faz parte do Conselho do Sebrae, fala ainda da importância de outras entidades fazerem parte do SGC e assim contribuírem com Rondônia.

A reunião de constituição contou com a presença do presidente da Central das Associações e Sociedades Garantidoras de Crédito do Brasil, Augusto Sperotto, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Célio Lang, representantes do Sicoob, Sebrae (Daniel Pereira e Samuel Almeida), Governo do estado de Rondônia (Paulo Renato Haddad), associações empresariais, além do presidente do Sistema OCB/SESCOOP –RO, Salatiel Rodrigues.


Imagem

Imagem